..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sustentabilidade: Problemas globais, soluções locais

Construir uma casa é uma ação que pode ser feita com alto ou baixo impacto ambiental. A maior parte das construções civis de casas utilizam recursos naturais em demasia. Elas também desperdiçam muita água, madeira e outros materiais nobres, além de tijolos comuns que liberam muito calor e carbono para o meio em sua fabricação.

Para se contrapor a este sistema, as casas construídas na Ecovila Clareando utilizaram recursos naturais e materiais reciclados de forma inteligente, reduzindo bastante o impacto ambiental. Os projetos das próximas casas, que serão erguidas, são ainda mais amigáveis em relação ao meio ambiente.

As casas são construídas com tijolos de adobe ou solocimento, pau-a-pique, estrutura de toras de eucalipto, acabamento em terraesterco, pintura de terracal, forros térmicos de lona e bambu, vidros reaproveitados, entre outros.

Além disto, todas as casas contam com sistemas de captação de água de chuva e tratamento de esgoto. Elas também possuirão o sistema que aquecimento solar de água. Duas casas já têm os aquecedores solares.

Veja a seguir os detalhes das casas que existem na ecovila:

..:: A proposta / visão ::..

Por que queremos viver numa ecovila?

> Pelo AR de cultivar, partilhar, criar, renovar;
> Pelo ER de aprender, crescer, colher, proteger;
> Pelo IR de construir, despoluir, dividir, rir;
> Pelo OR de propor, repor, compor;
> Pela URgência de buscar novas alternativas de vida no planeta.

..:: Visão ::..

Ser uma comunidade que incentiva o auto-desenvolvimento de seus integrantes e promove o florescimento de talentos, habilidades e saberes. Cultivar o Sagrado, a amorosidade, a simplicidade, a cooperação mútua e com a Terra e celebrara a alegria de viver em grupo.

Nossos valores são: amorosidade, alegria, respeito, cooperação, simplicidade autoconhecimento, espiritualidade, arte e beleza.

Existem pessoas que há muito tempo almejam viver mais perto da Natureza, da fraternidade e das dimensões superiores da existência. O contato com a Natureza, seus ritmos e ciclos faz a vida mais plena de serenidade e alegria, visto que durante milênios nossos antepassados sempre estiveram muito ligados a ela.

A Ecovila Clareando é uma continuidade do Acampamento Franciscando, que há 25 anos vem regando as melhores sementes de centenas de jovens, para um viver simples com nobres ideais.

A proposta inicial era criar um condomínio rural com os ex-acampantes que cresceram e suas famílias, dando continuidade ao clima de fraternidade e amor incondicional que é gerado nas semanas dos acampamentos. Muitos simpatizantes pediram para "abrir as porteiras" para todos aqueles que se afinassem com a proposta.


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem!