..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

domingo, 19 de julho de 2009

Jornalistas da região visitam manguezal

Blog do Núcleo de Jornalismo Ambiental de Santos & Região - Blog do NJA

O Núcleo de Jornalismo Ambiental Santos e Região, em parceria com a Caiçara Expedições, realizou a primeira edição do projeto Visit.ação cuja atividade foi a canoagem ecológica no manguezal. A proposta do projeto é levar os jornalistas das mídias locais a biomas por muitos deles nunca visitados, angariando informações e criando a relação do jornalista com o ambiente.

Nesta primeira edição, realizada no dia 19 de maio, oito jornalistas se inscreveram para participar do projeto e remaram cerca de 1Km atravessando a ponte do Mar Pequeno, em São Vicente, até Praia Grande, onde puderam encontrar diversas espécies de aves e vegetação nativa do manguezal.

A espécie de ave mais observada pelos jornalistas e que chamou a atenção de todos foi o Guará Vermelho, que em grande quantidade contrastava suas penas vermelhas com a paisagem verde. Outra espécie que contemplou o passeio foi o Maguari, ave que produz um som peculiar e impressiona com seus três metros de envergadura nas asas.

Durante a expedição, todos puderam observar o impacto causado pelo homem no ambiente. Muito lixo foi encontrado no caminho, alguns objetos foram recolhidos pelos remadores como, por exemplo, uma lâmpada, sacos plástico e garrafas pet. E para quem perdeu esta edição do projeto, a Caiçara Expedições e o NJA prometem muitas outras atividades em parceria. Fique atento.

Nenhum comentário: