..:: [Pesquisa] ::..

..:: [Translate] ::..

sábado, 15 de agosto de 2009

Alunos visitam manguezal e aprendem sobre preservação do meio ambiente

Por: Secretaria de Comunicação - Itanhaém

Os estudantes foram instruídos a elaborar maquetes, jornais, fotografias e folders informativos na intenção de repassar as informações adquiridas.

Cerca de 100 alunos de 5ª série da Escola Municipal Eugênia Pitta Rangel Veloso estiveram nesta quarta e quinta-feira (29 e 30) no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém para assistir as aulas práticas sobre os manguezais da cidade, no qual os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a vida existente nesse habitat além reconhecer os impactos causados pelo homem ao meio ambiente.

Durante o aprendizado os estudantes visitaram o estuário do Rio Itanhaém, onde puderam se aprofundar, através de pesquisas, sobre alguns temas como: a definição do manguezal - que é o berçário da vida aquática, a riqueza do solo e da água no ecossistema, a importância da preservação deste meio para o homem e para a natureza, além da rica fauna existente no manguezal e as conseqüências da especulação mobiliária inadequada no local.

De acordo com a professora de ciências, Odete Fernandes, são inúmeros os benefícios do aprendizado fora da sala de aula. “Dentro do currículo da aula em campo há vários momentos para trabalhar com a conscientização de preservar o meio ambiente”, afirmou.

Para a aluna Estefany Ferreira Cseiman, de 11 anos, esta aula de campo proporcionou novas experiências “Tive a idéia de fotografar locais poluídos para posteriormente elaborar junto aos meus colegas alguns folhetos de conscientização aos outros alunos, inclusive sobre a importância de preservar o meio ambiente”.

Os instrumentos de estudos utilizados pela professora Odete e pela coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Renata Luz Leite de Oliveira, que também é professora de Ciências, envolvem dinâmicas de grupo e vídeos explicativos. É importante ressaltar que os estudantes foram instruídos a elaborar maquetes, jornais, fotografias e folders informativos na intenção de repassar as informações adquiridas.

“Gostei tanto desta aula que até pensei em criar um blog na internet para mostrar às pessoas tudo o que aprendi, além de incentivá-las a conservar os manguezais da cidade”, comentou o aluno Vinicius Melo da Silva, de 11 anos.

O trabalho é uma realização da Escola Municipal Eugênia Pitta Rangel Veloso e conta com a parceria da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes através da equipe de coordenação pedagógica e equipe técnica de educação socioambiental.

..:: Fonte da imagem: Prefeitura Municipal de Itanhaém

Nenhum comentário: