A Nova Zelândia considera necessário impor novas regras aos navios turísticos que visitam a Antártida para prevenir um desastre na região mais remota do mundo, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Murray McCully.
'Estou muito preocupado porque, a não ser que tomemos medidas, teremos um grave dano marítimo por causa dos navios turísticos na Antártida, e enfrentaremos um desastre humanitário e meio ambiental', afirmou McCully.McCully afirmou na reunião que quatro embarcações encalharam nos últimos três anos e lembrou que 154 pessoas tiveram de ser resgatadas por um navio depois que o Explorer canadense afundou, após um choque contra um iceberg, em 2007.
Wellington recebe a partir desta quarta-feira uma reunião de três dias de 80 especialistas dos 47 países integrantes do Tratado Antártico, que debaterão novas regras para os barcos turísticos que visitam a região.
'Tivemos sorte. Não perdemos ninguém naquele incidente, mas o fato de não termos consequências mais graves se deve mais à boa sorte que a uma boa gestão', afirmou o chanceler.
O número de visitantes anuais em barcos turísticos quadruplicou nos últimos 15 anos, chegando a 46 mil.
O encontro deve resultar em recomendações sobre o tipo de embarcações que podem ser usados em águas antárticas. Também deve se pronunciar sobre questões ambientais, assim como sobre a possibilidade de proibir o uso de combustível pesado."
Nenhum comentário:
Postar um comentário