..:: Por: Aristides Faria [RH em Hospitalidade]
O poder público municipal deve ser mobilizador de um processo amplo de inclusão, geração e promoção de oportunidades de negócios, emprego e renda. O desenvolvimento turístico está fortemente atrelado à força empreendedora da iniciativa privada, assim, o terceiro setor configura-se como o balizador desse relacionamento.
De um lado a prefeitura orienta os investimentos por meio da elaboração, implementação e fiscalização de dispositivos legais eficientes e eficazes, bem como de pesquisas mercadológicas que auxiliem o empresário na tomada de decisão; por outro lado, alinhado com a administração pública municipal, o empresariado local deve aplicar recursos no sentido de consolidar a política desenvolvimentista em voga; mediando esse diálogo, o terceiro setor dever constituir-se não como uma terceira via como apregoa-se, mas como um meio para o balanço entre os objetivos sociais e de mercado perseguidos pelo executivo e o empresariado.
As propostas de governo do candidato Paulo Alexandre Barbosa a prefeito da cidade de Santos parecem caminhar nesse sentido. Apresenta-se a seguir os três tópicos – entre 45 – que referem-se ao Turismo:
..:: Plano de Marketing do turismo com maior apoio à realização de eventos
A captação de eventos – e investimentos de um modo mais amplo – é um esforço tripartite, ou seja, em parte do poder público (municipal e regional), dos empresários ligados à cadeia produtiva dos eventos e do terceiro setor também.
A proposta apresentada pelo candidato é profícua e consolida um movimento iniciado há cerca de duas décadas. Atualmente, entidades como a Associação Comercial de Santos (ACS) e, em especial, o Santos e Região Convention & Visitors Bureau atuam, entre outras frentes, na captação e promoção de eventos em diversos segmentos.
É importante observar que as ações voltadas a atração de negócios não são isoladas, isto é, encontram-se contempladas em um plano de marketing maior, mais amplo. Sediar eventos – abertos ao grande público ou não – deve ser característica de uma cidade, mas não a finalidade dessa localidade enquanto um destino. Santos deve assumir sua posição de sede da metrópole e fomentar a hospedagem, a visitação e os eventos nas demais cidades da região.
..:: Criação do Festival internacional do Café
A ACS, citada anteriormente, promove o Seminário Internacional do Café, evento que está em sua vigésima edição. Nesse sentido, em convergência com a proposta referente ao Plano de Marketing, a proposta de criação de um festival alusivo ao tema ‘café’ é bastante interesse e tem potencial para ser bastante produtiva, tal qual a cadeia produtiva do café.
Um festival que carrega essa temática contempla natural e diretamente apreciadores, baristas, comerciários, investidores, traders, transportadores, produtores, estudantes e pesquisadores. A proposta, compreendida com a devida importância, poderá assegurar a Santos e região posição no rol dos principais destinos nacionais de eventos.
É certo, entretanto, que para fazer frente a um mercado exigente e tecnicamente qualificado, o setor de serviços deve igualmente qualificar-se para acolher aos visitantes oriundos desses eventos. Muito além de cursos instrumentais e profissionalizantes, o empresariado tem de investir em ferramentas e inteligência gerencial.
..:: Ecoturismo na área continental
O município de Santos possui um potencial latente imensurável nesse segmento. Há produtos já formatados, mas que não caracterizam-se como pacotes, o que aumenta a receita da empresa que o comercializa e ‘facilita’ a venda desses produtos em um mercado mais amplo.
A oferta de pacotes e facilidades, por exemplo, para acompanhantes de participantes em eventos sediados na cidade, potencializa o fator de atratividade da cidade para eventos de duração maior de dois ou três dias.
Serviços como traslado, hospedagem, alimentação e entretenimento são determinantes ao promotor de um evento que reunirá profissionais de uma determinada área na cidade. Ao proporcionar possibilidades de obtenção de uma experiência agradável aos participantes e seus eventuais acompanhantes o organizador de um evento assegura sucesso ao evento.
Mais uma vez, o empresariado e o terceiro setor, em estreita parceria com o poder público local, têm de trabalhar em conjunto no planejamento estratégico e operacional, na comunicação, na comercialização e no pós-venda desses produtos.
..:: Observatório político ::..
São breves observações em torno das propostas do candidato a Prefeitura de Santos Paulo Alexandre Barbosa. Minhas reflexões são independentes e fazem parte de um processo ambicioso iniciado em 2007. O blog [RH em Hospitalidade] não restringe-se a multiplicar informações... mas a criar conteúdo.
Um forte abraço!
Sucesso sempre,
Aristides Faria
Nenhum comentário:
Postar um comentário